quarta-feira, 24 de março de 2010

Fundação de Estrela do Norte/SP


No início de sua história Estrela do Norte era conhecida como Patrimônio Dragão, mas com a chegada do Coronel Albino da Cruz Sobrinho, passou a denominar Patrimônio Coronel Albino, e posteriormente, Patrimônio Estrela do Norte, em razão deste Coronel ter possuído em Minas Gerais uma fazenda com este nome.
O primeiro morador e fundador do patrimônio foi o agricultor e comerciante José de Paula Carvalho (Zé Chiquita). Os primeiros loteamentos do núcleo que nascia foram efetuados pelo Coronel Albino, com a colaboração da Colônia Japonesa.
A criação do distrito de Estrela do Norte aconteceu no ano de 1953.
Quando a população de Estrela do Norte percebeu a possibilidade do seu desmembramento de Pirapozinho, organizou-se uma comissão que cuidaria e tomaria as providências necessárias junto aos poderes constituídos.
A Comissão Pró-Criação do Município era composta por José Carlos Ferraz da Silva Santos (presidente) e tinha como membros Antônio Targino de Melo, João Vicente Ferreira, Professor Otacílio de Zanelati Rui, Paulo Marinho do Nascimento, Daniel Pereira da Silva, Joaquim Luiz de França, Orlando Gomes Barbosa, Nelson Gentil, Arnaldo Henrique, Manoel Tenório Cavalcante, Raimundo Duarte Pinheiro, José Moisés de Almeida, Henrique Azevedo da Silva, Aurelino Martins Cardoso, Dário de Oliveira, Otávio Felício Resende e Benedito Casemiro de Oliveira.
Após o grande desempenho de seus membros, a Comissão Pró-Criação do Município alcançou seu objetivo.
Em 28 de fevereiro de 1964 foi criado o Município de Estrela do Norte e sua instalação deu-se em 21 de março de 1965.
A primeira eleição municipal para prefeito e vereadores ocorreu no dia 7 de março de 1965, quando José Carlos Ferraz da Silva Santos elegeu-se prefeito com 345 votos, pelo partido Republicano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário