quarta-feira, 24 de março de 2010

Os serviços de abastecimento de água e esgoto no município de Estrela do Norte eram de responsabilidade da Prefeitura Municipal. No centro da cidade, havia uma roda d´água instalada que puxava a água do fundo dos poços para abastecer a população.
As torneiras ficavam à disposição dos estrelenses que dirigiam-se de suas casas até ao mecanismo localizado no centro da cidade para encher vasilhames d'água para alimentação e higiene pessoal.
Atualmente, com os serviços de rede de água e esgoto de responsabilidade da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a cidade não enfrenta mais o problema.
A Sabesp nasceu em 1973 com a missão de planejar, construir e operar sistemas de água e esgotos, promovendo assim a melhoria da qualidade de vida das cidades do Estado de São Paulo, o que não foi diferente com Estrela do Norte.
A energia elétrica chegou em Estrela do Norte na administração do primeiro prefeito do município, José Carlos Ferraz da Silva Santos, que esteve frente à Prefeitura Municipal de 7 de março de 1965 a 31 de janeiro de 1969.
Anteriormente, os moradores obtinham energia através de um gerador movido a diesel, que fornecia eletricidade para os prédios onde havia ligações. Mas nem todas as casas possuíam energia e os moradores viviam sem este benefício, o que é inimaginável nos dias atuais.
Com o crescimento demográfico houve a necessidade da instalação de energia elétrica no município com maior infra-estrutura capaz de atender a todos.
O gerador, que não ficava ligado 24 horas e tinha pouca capacidade de gerar eletricidade, caiu em desuso e já não atendia a necessidade da população.
Através de muitos contatos com autoridades estaduais e empresas privadas, o prefeito José Carlos conseguiu a instalação de rede elétrica em Estrela do Norte, uma grande conquista para os municípios na época.







Nenhum comentário:

Postar um comentário